Negócios e ParticipaçõesFoz do Brasil

A partir de 2009, a Odebrecht passou a consolidar sua atuação nos segmentos de tratamento de resíduos e efluentes industriais, saneamento (água e esgoto) e resíduos sólidos urbanos sob a marca Foz do Brasil. Esses ativos pertenciam originalmente à Construtora Norberto Odebrecht e, em 2008, haviam sido desmembrados na Odebrecht Engenharia Ambiental.

A Foz tem como objetivo investir e operar projetos ambientais e prestar serviços com foco em três segmentos:

  • Água e Esgoto – parcerias e concessões públicas de água e esgoto;
  • Operações Industriais – terceirização de Centrais de Utilidades;
  • Resíduos – diagnóstico e remediação de áreas contaminadas, monitoramento de águas superficiais e subterrâneas; valorização energética dos resíduos sólidos urbanos.

A empresa opera, investe e participa como parceira de projetos que garantem a melhoria da qualidade de vida de mais de oito milhões de pessoas no país e o desenvolvimento de empresas que têm a sustentabilidade na base das suas ações. É controlada pela Organização Odebrecht (73,47%) com participação acionária do FI FGTS (26,53%).

A Foz do Brasil é parceira de diversas companhias estaduais de saneamento em projetos públicos e privados:

  • Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), no Aquapolo, maior projeto de água de reúso da América Latina, e também na concessão de Mairinque (SP);

  • Prefeitura do Rio de Janeiro: juntamente com a empresa Águas do Brasil, a Foz é responsável pelo investimento e operação do esgotamento sanitário da região Oeste do Rio de Janeiro;

  • Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), na Central de Utilidades da Vallourec& Sumitomo Tubos do Brasil, em Jeceaba-MG;

  • Embasa (Empresa Baiana de Água e Esgoto), no Sistema de Disposição Oceânica do Jaguaribe;

  • Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento), na Operação e Manutenção das redes e Estações de Tratamento de Esgoto da Região Metropolitana de Vitória; e

  • Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento), na locação da ETE Capivari I.

A Foz do Brasil integra o bloco privado que controla a Saneatins (Companhia de Saneamento do Tocantins), empresa que tem participação acionária do governo do Tocantins e atua em 125 municípios do Estado e cinco no Pará.

A Foz também é parceira dos municípios paulistas de Rio Claro, Limeira, Mauá, Mairinque, Santa Gertrudes e Porto Ferreira. No Espírito Santo opera em Cachoeiro de Itapemirim e Grande Vitória, região metropolitana de Vitória; no estado do Rio de Janeiro atua em Rio das Ostras e na capital fluminense; em Santa Catarina é parceira do município de Blumenau e, por fim, no Rio Grande do Sul a Foz do Brasil atende o município de Uruguaiana.

Na área industrial, a Foz do Brasil presta serviços para grandes indústrias dos setores de metalurgia, petróleo, papel e celulose, mineração, siderurgia, química, e petroquímica, tendo como principais clientes Petrobras, Braskem, ThyssenKrupp Companhia do Atlântico, Transpetro, Dow, Dupont, Rhodia, BattreBahia, Shell, Klabin, entre outras.

A atuação da Organização no setor teve início em 1994, quando a Construtora Norberto Odebrecht assumiu a primeira concessão privada de saneamento do País, na cidade de Limeira (SP). O negócio foi realizado em associação com a francesa LyonnaisedesEaux. A partir de então, outros projetos somaram-se à área.
 

Site Foz do Brasil

Leia mais sobre a empresa no site da Foz do Brasil.

  • Visite